quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Palavras do Kancho

"Os pontos mais importantes da minha escola são: movimento, respiração e tempo, contudo a respiração é o mais importante. A primeira coisa que fazemos neste mundo é respirar e, você sabe, que, ainda hoje, 90% das pessoas não sabem como respirar corretamente. Se a respiração estiver errada, seu corpo vai estar errado e sua mente vai estar errada também - há uma ligação muito forte. Você controla o seu espírito com sua respiração e devemos estar sempre pensando e tentando aprender mais sobre esse aspecto vital - é a própria essência da vida.
Com o tempo e a experiência, cheguei a uma conclusão que ganhar pode ser feito com o uso de apenas 60% de sua força - 100% não é necessário se você tiver boa waza (técnica). Considerando que, antes eu usava toda a minha energia para realizar alguma coisa, agora eu tento usar apenas 60% e poupar os outros 40%. Para simplificar, se eu usar 60% corretamente e também usar 40% da força do meu oponente contra ele, o total ainda é 100% e a combinação irá resultar em mais danos a ele. Devo dizer que minha formação Tai-chi e estudos têm influenciado meu estilo pessoal de karate.
Eu tenho sido acusado de mudar os Kata’s, mas sempre houve diferenças na execução de Kata’s. Não só as diferenças de estilo entre os ryu (escolas) diversos , como quando o mesmo Kata é realizada pela Shotokan, o Shitoryu e o Wadoryu, mas também pequenas diferenças de como você interpreta o movimento e também a sua idade e capacidades físicas. No Kata, Nijushiho, dois chutes de estocada de lado são realizados (yoko kery). Aos vinte anos de idade pode não ter dificuldade para realizar-los, mas 40 anos mais tarde. . . como será? A mesma técnica não se pode esperar de um karateca de sessenta anos de idade, ao contrário, ele deve apenas levantar a perna, como o chute foi originalmente feito.
Tenho desenvolvido várias técnicas novas. Um exemplo é o meu tsuki - este, acredito, desenvolveu-se consideravelmente e inconsientemente desde a minha juventude. Eu não pensava sobre isso. Agora tenho um foco duplo (kime). . . foco físicamente primeiro, depois um foco de velocidade, o que dá um choque muito maior. Eu não percebi o que eu estava fazendo até que ela foi apontada para mim por um professor muito famoso no Japão, o Sr. Matsuda Ryuchi, uma autoridade em artes marciais chinesas. Ele visitou muitas Escolas de Karate no Japão e escreveu, nas suas observações que somente duas pessoas o tinham imprecionado, sensei Mr. Lwai do Goju-ryu e Wado-ryu e eu. Ele me disse que meu soco foi de Kempo Chinês, mas eu não tinha conhecimento desse fato.
O padrão de karate é universalmente alto e o nível está igual agora em todo o mundo. Infelizmente, há um aspecto importante que não se desenvolveu juntamente com as habilidades físicas e que é a filosofia do karate - esta é uma parte muito negligenciada do karate e essa negligência é verdade não só no Ocidente, mas também no Japão.
Eu não gosto e não concordo com a tendência que o karate é visto como (e de fato tornou-se praticamente) apenas um esporte aos olhos de muitas pessoas. O karate JKA (Kanazawa era antigamente Instrutor Chefe de Seção internacional da JKA) tornou-se um karate baseado essencialmente na luta competitiva. Em tal ambiente, há uma tendência para praticar somente o que funciona em competições e esquecer o resto. Por isso é um karate de força e, portanto, torna-se cada vez mais elitista, adequado apenas para um grupo específico de karateka, os jovens. Isso é uma contradição da minha idéia básica, que  karate é para todos e para toda a sua vida.
Minha filosofia é que eu tento sempre ser fiel a mim mesmo e aos outros ... Posso dizer que não tenho medo de nada - nem mesmo da morte, e isso eu não digo de uma forma arrogante ou vaidosa. O que quero dizer é que eu sempre tento o meu melhor em tudo que faço, por isso vou ficar satisfeito quando eu morrer - Penso que a razão que as pessoas temem a morte é porque eles querem fazer e realizar tantas outras coisas que ainda estão po fazer. . . querem sempre fazer mais.
Além disso, eu realmente acredito que a vida continua depois da morte física - toda a vida continua ... a vida é um círculo.
Na arte do Karate, as formas e movimentos básicos são praticados sem qualquer adversário. Apenas imaginando o adversário um karateca pode executar todas as formas praticadas. É muito importante, pois enquanto pratica, o karateca colocar todo o seu coração, alma e mente em forma. Então o propósito de derrotar um oponente torna-se completa, mas não pode ser feito de forma aleatória. Uma pessoa pode estudar Karate por anos, mas se ele é apenas socar e chutar, ele não será capaz de entender o verdadeiro significado do Karate.
No kumite (luta), o karateca deve concentrar a sua mente, coração e alma. Concentração tem um papel extremamente importante no kumite. É tão importante que a menor distorção no pensamento pode causar ferimentos graves para o adversário ou a si mesmo. Portanto kumite deve ser feito com a maior seriedade.
Karate é um bom professor e construtor de caráter. Para uma karateca que passa por altos e baixos de treinamento, ele irá ajudá-lo a controlar-se em qualquer outra coisa que ele faz, é pela paciência que ele será capaz de construir uma personalidade harmoniosa. Mas ele só pode perceber isso dentro de si mesmo e, gradualmente, descobre o verdadeiro espírito do Karate.
O Karate, através de seus princípios de treinamento físico, espiritual e disciplina, me ensinou a a ter autocontrole. Estou confiante de que, não importa que tipo de situação que me encontro, eu não descuido, uso Karate para me defender. É preciso estar sempre em uma atitude defensiva e evitar embaraços para o Karate, nunca procurar vantagem. No Karate você começa com defesa e terminar com defesa. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário