terça-feira, 8 de maio de 2012

HEIAN SHODAN

          Já faz algum tempo que não compareço, estou me recuperando da cirurgia, fazendo fisioterapia e já estou de volta aos treinos (somente ministrando-os). Trago uma dramatização do heiam shodan. Muito boa.


HISTÓRICO DO HEIAN SHODAN


          Diz a lenda que um mestre de Karatê-Dô em suas andanças numa noite de lua cheia pressentiu no chispar dos galhos secos, ao transpor uma clareira na mata a presença do mal. São salteadores armados em tocaia, seu instinto guerreiro e defensivo o põe em Kamae, atitude de luta. Está imóvel. Abdômen contraído, punhos cerrados. Atento, olhando nada e vendo tudo. Altamente concentrado, espírito vivo e aguçado. Vai lutar!
          Seu repudio ao mal, seu Kimono intocável, sua honra, seu nome e sua vida, tudo está simbolizado no Kamae.
          Sua mente visualiza ao longe, num halo de luz, seu velho mestre, que em atitude de ZEN inspira-o. Suas sábias palavras de ensinamento ecoam ainda: “ANTES QUE LHE TOQUEM A PELE, TOCA-LHES OS OSSOS”. Inconscientemente curva-se reverente e brada: “OSS” .É atacado !
          Pela esquerda, brilha a lamina. Consciente e veloz bloqueia e ataca com kime. As suas costas, um segundo de lança em riste. Bloqueia firme e forte. Ele sabe que “DEVE ENFRENTAR O ADVERSÁRIO, MAS, NUNCA SEU ATAQUE”. Está na base ZEN-KUTZU e defesa GUEDAN-BARAI. Seguro pelo punho. Recolhe girando o braço e golpeia no ombro com martelo TATE-TETSUI-UCHI. Completa com um soco (OI-ZUQUI) fundo e seco, tirando toda chance do agressor.
          Da esquerda em pé sibila. É o terceiro agressor. Como um raio, um bloqueio GUEDAN-BARAI. Quase simultaneamente um bastão corta o ar cobrindo a lua várias vezes. O inimigo bate recuando de cima para baixo. As defesas são AGE-UKE protegendo a cabeça, a terceira mais rápida e mais funda, a fim de partir o braço na altura do cotovelo. Nesse golpe o mestre emprega toda sua força e toda sua velocidade. Solta um grito do fundo de suas entranhas; um grito de guerra num berro de morte: “É o KIAI”.
          Nada o detêm. Há uma transformação total no corpo e no espírito. A mutação de força em poder; de massa em energia, de água em fogo. Estar possuído de KIAI é despertar a ARMA MORTAL DA POMBA ENFURECEIDA, o KARATÊ-DÔ. Silêncio na mata. Passa a perplexidade.
          É atacado pela direita. O mestre gira o campo de luta, defende e ataca. O instinto vira-lhe a cabeça quando pelas costas o primeiro atacante insiste com a faca. Suas pernas trocam de direção da base. Rolando seus quadris como um eixo, seus braços tal uma espada – acompanhando o impulso do corpo – descem em diagonal. No momento do contato dos “UDES”, um acréscimo de velocidade e torção desarma o adversário. Antes que tente recuar é alcançado com OI-ZUQUI.
O terceiro ergue-se a sua esquerda estocando-lhe com um bastão, recebe um GUEDAN-BARAI e um OI-ZUKI andando; como resiste, mais dois OI-ZUKI, sendo o segundo com KIAI. O KIAI dá-lhe firmeza, força e resolução de PARAR o adversário, em Karatê-Dô, não há meia defesa, nem meio ataque.
          Desesperado o da esquerda bate com a lança da direita para esquerda de fora para dentro e vice-versa. O mestre gira em base KO-KUTZU e com dois cutelos (SHUTO-UKE) parte a arma.
O Último imita a agressão e sente no poder das mãos em forma de faca, a devassar a mata ao redor, o poderio do Karatê-Dô.
A luta chega ao fim.
Por um instante mantém-se imóvel na última defesa.
Volta a postura inicial de KAMAE. Lembra seu SEI-PAI em sua posição de ZEN e procura-o. Em vão; já não consegue vê-lo mais.
Isto é KATA, é ZEN, é KARATÊ-DÔ

Nenhum comentário:

Postar um comentário