domingo, 26 de julho de 2009

Kumite


O kumite, como treinamos nos dias de hoje, foi introduzido a partir de Sensei Funakoshi; na origem, em Okinawa, o karate era treinado basicamente em katas e, as vezes em Kake Dameshi (treinamento de socos e defesas). Com o aprofundamento das técnicas de treinamento o kumite foi dividido em uma sequencia pedagógica que leva em consideração o grau de dificuldade na progressão do treinamento, do mais simples para o mais complexo, procurando com a evolução do treinamento e o amadurecimento do karateca aproximar-se cada vez mais de um combate real, sempre tendo como objetivo preservar a integridade do mesmo. O Kancho Kanazawa da muita importancia a essa sequencia, pois procura respeitar o desenvolvimento do karateca de um modo natural, sem pular nenhuma fase de sua aprendizagem. O kumite não é a prática mais importante no treinamento, mas faz parte da trinca básica do karate: Kihon, Kata e kumite. Não podemos desprezar nenhuma fase, pois todas contribuem para a formação total do karateca. Vamos agora mostrar a divisão adotada e praticada pelos seguidoes da lilhagem SKIF do Kancho, em outro momento procuraremos explicar cada uma detalhadamente.

O kumite é dividido em Yakusoku Kumite e Jyu Kumite. O Yakusoku Kumite se sub divide em Tarem kumite que por sua vez é formado pelo Gohon Kumite e o Sambon Kumite. temos também no Yakusoku o Kihon Ippon que é formado pelo Kihon Ippon Kumite e o Kaeshi Ippon Kumite, continuando temos o Yakusoku Jyu Kumite que se divide em Jyu Ippon Kumite e o Okuri Jyu Ippon kumite. Terminando o Yakusoku Kumite temos o Oyo Kumite que é formado pelo Happó Kumite e o Kumite Kata.

No Jyu Kumite temos o Kyogi Kumite e o Shiai Kumite.

Oportunamente procuraremos explicar cada um deles, a principio parece um pouco complicado mais com a explicação veremos que como tudo no karate é bem simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário